Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Temer assina decreto que autoriza requisição de veículos

A publicação ocorreu em edição extra do diário oficial da União

Publicado por Aldimar Nunes Vieira
há 6 anos

O presidente Michel Temer assinou o decreto DECRETO Nº 9.385, neste sábado (26), autorizando a requisição de veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais pelas autoridades envolvidas nas ações de desobstrução de vias públicas determinadas pelo Decreto nº 9.382 da Garantia da Lei e da Ordem. A possibilidade de ser adotada a medida tinha sido anunciada na sexta-feira (25) em entrevista coletiva com os ministros. Na ocasião eles não revelaram detalhes de quando o decreto da requisição poderia ser publicado. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil )

O decreto permite requisitar "veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais".

Ele usa como base o art. 5º, inciso XXV: "no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano".

Na sexta-feira o executivo já tinha publicado o decreto da Garantia da Lei e da Ordem – GLO que autorizava o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem na desobstrução de vias públicas.

Pelo decreto deste sábado poderão ser requisitados a conduzir os veículos, servidores de órgãos ou entidades da administração pública e militares das Forças Armadas. Ele possui vigência a partir da publicação, que ocorreu neste sábado.

  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações301
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-assina-decreto-que-autoriza-requisicao-de-veiculos/582633780

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Medida para inglês ver...
Se a categoria está parada quem vai dirigir os caminhões requisitados?
Se somente alguns poucos forem requisitados o problema contínua. continuar lendo